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A importância das Redes Sociais para Eventos

Hoje em dia, é praticamente impossível pensar em eventos sem considerar a relevância das redes sociais. Além de serem ferramentas poderosas de comunicação com públicos específicos, essas plataformas ajudam a ampliar a interatividade e funcionam até mesmo para medir o que as pessoas acharam da sua produção.

Mas você sabe como usar as redes sociais a favor do seu evento? Para responder a essa pergunta é preciso entender sobre esse universo digital e pensar em como traduzir essa lógica para a sua programação. Então, que tal aproveitar algumas dicas e cortar caminho nesse desafio?

Como funcionam as redes sociais

Na era da internet, as redes sociais são usadas como ferramentas de comunicação de alto alcance. Em geral de forma pessoal, já que o público posta/publica o que bem entender e se diverte com reações. Mas isso vem sendo utilizado igualmente pelas empresas. Então, a lógica também vale para eventos.

Aprender a divulgar um evento nas redes sociais é vital para alcançar o público-alvo da marca. E com o avanço da tecnologia e das estratégicas de marketing, ficou mais fácil chamar atenção das pessoas para o seu evento.

O uso das redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter, é similar a outras estratégias de marketing. Seu maior objetivo é atingir muita gente e gerar diálogos com potenciais clientes.

Com esse objetivo em mente, é possível construir uma relação antes, durante e pós-evento. São muitos recursos para isso, e as próprias redes sociais têm jeitos de medir resultados.

Como medir o resultado de uma ação em redes sociais

  • Coletar as menções: pode ser com o nome da marca ou com hashtags, quando se trata de alguma campanha e/ou evento.
  • Satisfação do cliente: não é de hoje que as redes sociais são usadas como “desabafo”. Assim, elas são um bom parâmetro sobre o que as pessoas pensam da sua marca.
  • Verificação de compartilhamento: desde o antes, durante e pós-evento, é possível ver quantas pessoas interagiram com seu evento.
  • Localização: um recurso que mostra onde a empresa e o evento estão localizados, possibilitando que as pessoas façam check-in e compartilhem com os amigos.

Com esses recursos, o entendimento do engajamento fica claro e é possível verificar em que é possível melhorar. Tudo com o fim de seguir com a integração do público-alvo com a marca.

Isso também pode diminuir os possíveis gastos com mídia online, uma vez que, com um bom engajamento nas redes sociais, a quantidade de acessos no site da empresa pode aumentar via tráfego direto.

Como saber o que vai viralizar

Os tópicos falados nas redes sociais são extremamente fáceis de serem viralizados e estarem na boca do público, sendo os famosos Trend Topics, o que torna mais fácil de atrair o público-alvo para eventos. Podendo até mesmo conseguir clientes em potencial que originalmente não se interessariam em participar, mas porque um amigo comentou, ou até mesmo, viu que todos estão falando, começou a ter a curiosidade de participar.

Lembre-se, é com as redes sociais que as pessoas compartilham seus momentos mais memoráveis, com o intuito de atiçar as outras pessoas a quererem ter os mesmos momentos que elas.

Com esse pensamento, vamos começar a colocar em prática essa estratégia das redes sociais e alavancar o engajamento da sua marca para todos os eventos que vierem.

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