Artigo
5 ideias de gamificação para o seu evento

5 ideias de gamificação para o seu evento

  • Quando19/11/2019|
  • COMPARTILHE ESSE ARTIGO:
    • FB
    • IN
    • YU
Você já ouviu falar em gamificação? O termo vindo do inglês refere-se ao uso de mecânicas dos jogos para construir narrativas. A popularidade dos games, portanto, transformou essa dinâmica em tendência para diferentes áreas. O setor de eventos, é claro, está entre os que foram impactados. Mas você sabe como funciona a gamificação em eventos? A Mídias Inovadoras selecionou cinco ideias para aplicar conceitos dos jogos e fazer com que sua programação seja interativa. A  lógica é relevante se você quer conversar com o público da Geração Z (nascidos entre o meio dos anos 1990 e o fim da primeira década dos anos 2000). Quer saber como incluir gamificação no seu evento? Então se liga nas dicas:

Crie espaços lúdicos

Criar um canto separado é uma maneira ótima de atrair o público. Aproveite o espaço do seu evento para incluir opções de descanso lúdico, por exemplo. Jogos simples são muito bem-vindos nessa ideia, como pebolim, xadrez, damas ou até mesmo consoles de videogames. O principal objetivo é destacar que seu evento tem espaços em que o clima muda, o que pode ajudar, por exemplo, na descompressão em casos de palestras ou treinamentos muito densos.

Use a tecnologia para impressionar

Realidade virtual e realidade aumentada são exemplos de tendências que ajudam a colocar no seu evento a lógica de gamificação. A tecnologia ainda tem o poder de criar experiências inesquecíveis, o que ajuda o público a criar uma imagem positiva sobre o evento. Então, a dica é buscar soluções que estejam alinhadas às tendências mais recentes. Quais são as possibilidades tecnológicas que podem criar um impacto em quem passar pelo evento?

Faça o público andar pelo evento

Um dos caminhos para gamificar seu evento é fazer com que o público passeie. Crie dinâmicas de deslocamento e promova no público a sensação de conquista a cada espaço explorado. A caça ao tesouro é uma ótima maneira de fazer os participantes conhecerem o ambiente do evento por completo de forma inovadora e divertida. Além disso, essa dinâmica oferece a vantagem de proporcionar momentos de divulgação para marcas.

Gamificação com perguntas e respostas

Que tal criar uma dinâmica de gamificação que mexa com a emoção do público? Um caminho para isso é usar perguntas e respostas. Jogos assim servem para todas as idades e podem gerar diferentes discussões no público. Além disso, ajudam a desenvolver a interação entre as pessoas. Existem diferentes maneiras de promover jogos de perguntas e respostas. Portanto, pense bem na estratégia do seu evento e nos melhores momentos para isso. É possível desenvolver dinâmicas mais conservadoras, com prêmios para os vencedores, ou "castigos" para os perdedores de cada rodada.

Promova sessões de criação

Uma forma simples de incluir gamificação em eventos é promover sessões de criação. Isso pode acontecer com dinâmicas ou até mesmo com objetos personalizados - afinal, a decisão depende do perfil e dos objetivos do evento. Mas como fazer uma sessão de criação? Os participantes são convidados a desenvolver e/ou personalizar objetos. No fim, podem levar para casa como lembrança. Isso cria não apenas uma experiência e um brinde, mas uma forma de engajamento de marca com os participantes. E aí, o que você achou das dicas? Que tal incluir ações de gamificação no seu evento? Mas como fazer isso, afinal? Se você quiser conhecer algumas formas, confira aqui. Ah, você também pode seguir a Mídias Inovadoras nas redes sociais para conferir mais conteúdo.
  • COMPARTILHE ESSE ARTIGO:
    • FB
    • IN
    • YU

Mais sobre

Últimos posts

Receba atualizações, artigos e dicas incríveis: