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Gamificação ganha espaço em ações de live marketing

Segundo a pesquisa “Game Brasil 2020”, 70% dos brasileiros são adeptos de jogos eletrônicos. O número é 7% maior do que o registrado um ano antes. Além disso, essa prática é especialmente comum entre os mais jovens (66% dos gamers estão entre 16 e 34 anos). O crescimento do mercado e a popularidade em faixas etárias relevantes para as marcas fizeram com que a gamificação esteja no planejamento de qualquer empresa. É por isso que o mercado de live marketing tem aderido cada vez mais a práticas com conceitos oriundos dos games.

A gamificação, vale lembrar, já é algo presente no dia a dia das pessoas. Acontece quando um cartão de crédito oferece pontos para quem faz compras ou quando seu trabalho tem metas por desempenho individual ou do departamento, por exemplo.

No marketing, a principal vantagem de usar a gamificação é que isso aumenta o potencial de engajamento. Ações podem aproveitar a estética, o padrão narrativo ou a lógica de objetivos dos games, e a vantagem disso é que a chance de fidelização é altíssima.

É por isso que tem crescido a incidência de gamificação no live marketing. Se o desafio é criar experiências ao vivo que conectem marcas com o público, usar a lógica dos games tem se mostrado um caminho seguro para tirar as pessoas da zona de conforto.

A proposta central da gamificação é criar ações que façam as pessoas se identificarem com a estética do jogo e que fomentem um relacionamento mais longevo do público com a marca.

Os totens e simuladores na gamificação em eventos

O principal caminho para incluir ações gamificadas em um plano de live marketing é usar totens interativos. São estruturas com telas touch, que aceitam diversos tipos de programas e podem promover a interação em diferentes níveis.

A despeito do nome, o formato pode ser usado em mesas, espelhos ou roletas, por exemplo. O que une essas possibilidades é o uso de telas com jogos. Podemos destacar, quizzes, games padronizados ou até brincadeiras específicas para a marca, dependendo do nível de investimento em programação.

Outra possibilidade de uso de gamificação em eventos é a construção da QR Quebra-cabeças (https://midiasinovadoras.com.br/interativas/qr-cabeca-games-interativos-para-eventos/) – versões do tradicional brinquedo em que as peças são movidas com uso de realidade virtual e podem gerar diferentes imagens.

Também é possível pensar em gamificação ao incluir simuladores em eventos. É um jeito simples de transportar o público para outras realidades, permitindo que as pessoas vivam emoções como provas de automobilismo ou passeios de avião.

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