Você já ouviu falar em gamificação? O termo vindo do inglês refere-se ao uso de mecânicas dos jogos para construir narrativas. A popularidade dos games, portanto, transformou essa dinâmica em tendência para diferentes áreas. O setor de eventos, é claro, está entre os que foram impactados.
Mas você sabe como funciona a gamificação em eventos? A Mídias Inovadoras selecionou cinco ideias para aplicar conceitos dos jogos e fazer com que sua programação seja interativa. A lógica é relevante se você quer conversar com o público da Geração Z (nascidos entre o meio dos anos 1990 e o fim da primeira década dos anos 2000).
Quer saber como incluir gamificação no seu evento? Então se liga nas dicas:
Crie espaços lúdicos
Criar um canto separado é uma maneira ótima de atrair o público. Aproveite o espaço do seu evento para incluir opções de descanso lúdico, por exemplo. Jogos simples são muito bem-vindos nessa ideia, como pebolim, xadrez, damas ou até mesmo consoles de videogames.
O principal objetivo é destacar que seu evento tem espaços em que o clima muda, o que pode ajudar, por exemplo, na descompressão em casos de palestras ou treinamentos muito densos.
Use a tecnologia para impressionar
Realidade virtual e realidade aumentada são exemplos de tendências que ajudam a colocar no seu evento a lógica de gamificação. A tecnologia ainda tem o poder de criar experiências inesquecíveis, o que ajuda o público a criar uma imagem positiva sobre o evento.
Então, a dica é buscar soluções que estejam alinhadas às tendências mais recentes. Quais são as possibilidades tecnológicas que podem criar um impacto em quem passar pelo evento?
Faça o público andar pelo evento
Um dos caminhos para gamificar seu evento é fazer com que o público passeie. Crie dinâmicas de deslocamento e promova no público a sensação de conquista a cada espaço explorado.
A caça ao tesouro é uma ótima maneira de fazer os participantes conhecerem o ambiente do evento por completo de forma inovadora e divertida. Além disso, essa dinâmica oferece a vantagem de proporcionar momentos de divulgação para marcas.
Gamificação com perguntas e respostas
Que tal criar uma dinâmica de gamificação que mexa com a emoção do público? Um caminho para isso é usar perguntas e respostas. Jogos assim servem para todas as idades e podem gerar diferentes discussões no público. Além disso, ajudam a desenvolver a interação entre as pessoas.
Existem diferentes maneiras de promover jogos de perguntas e respostas. Portanto, pense bem na estratégia do seu evento e nos melhores momentos para isso. É possível desenvolver dinâmicas mais conservadoras, com prêmios para os vencedores, ou “castigos” para os perdedores de cada rodada.
Promova sessões de criação
Uma forma simples de incluir gamificação em eventos é promover sessões de criação. Isso pode acontecer com dinâmicas ou até mesmo com objetos personalizados – afinal, a decisão depende do perfil e dos objetivos do evento.
Mas como fazer uma sessão de criação? Os participantes são convidados a desenvolver e/ou personalizar objetos. No fim, podem levar para casa como lembrança. Isso cria não apenas uma experiência e um brinde, mas uma forma de engajamento de marca com os participantes.
E aí, o que você achou das dicas? Que tal incluir ações de gamificação no seu evento? Mas como fazer isso, afinal? Se você quiser conhecer algumas formas, confira aqui.
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