Todos sentem nostalgia em relação a algo. Qualquer coisa poder ser um gatilho, desde jogos que já jogamos até o cheiro de uma comida ou de um perfume que lembre uma pessoa importante. O princípio do Marketing de Nostalgia vem dessa ideia: afinal, como transformar um sentimento tão positivo em argumento de venda?
Essa estratégia de marketing está ligada a emoções dos consumidores. Portanto, assim como as outras estratégias que utilizam essa base, o sucesso está diretamente ligado à capacidade de gerar sentimentos reais. Explorar as memórias é uma tática poderosa, mas depende de uma boa execução.
Principalmente se o seu público-alvo for os millenials, pessoas que nasceram entre 1980 e 1994, porque esse grupo é mais suscetível às táticas que apelam para a nostalgia. A principal explicação para isso é que esse grupo viveu a “geração de ouro” da cultura pop. Você certamente já ouviu alguém dizer algo como “no meu tempo era melhor”, mas para os millenials, quando o assunto é entretenimento, é essa a sensação.
Como aplicar o Marketing de Nostalgia
Hoje em dia, o digital é uma realidade. Uma consequência disso é que ele acaba sendo impessoal, criando um sentimento de carência nas pessoas. Construir conexões através da nostalgia é uma maneira fácil para marcas que desejam engajar grupos e falar com muita gente.
O Marketing de Nostalgia é capaz de criar um laço emocional com a marca, e isso por si só é uma ferramenta poderosíssima. Afinal, facilita na hora de fidelizar clientes, seja online ou off-line.
O primeiro passo, portanto, é identificar quais temas do passado têm conexão direta com a mensagem que a marca deseja passar. Depois, como relembrar esses assuntos de uma forma que faça sentido para quem foi impactado anteriormente por isso.
A força do combo nostalgia + experiência
A nostalgia é uma excelente maneira das marcas aproveitarem o interesse e a emoção dos consumidores, mas não é a única. Outro caminho poderoso para gerar impacto em clientes é o Marketing de Experiência, e é por isso que a combinação entre as práticas é tão poderosa.
Ações ideais são as que usam a nostalgia como mote para criar experiências que façam o público se engajar com a marca. Sabe aquelas coisas que todo mundo vai lembrar por um tempo ou que renderão histórias para contar?
TBT, um exemplo de Marketing de Nostalgia
Um dos maiores exemplos de que o Marketing de Nostalgia funciona tão bem é a hashtag #ThrowBackThursday, o famoso #TBT, em redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter. Os usuários compartilham fotos e vídeos do passado e essas postagens conseguem um alcance incrível de curtidas e compartilhamentos, mostrando a eficiência que é o Marketing de Nostalgia.
Através do Marketing de Nostalgia, as marcas conseguem estabelecer campanhas que podem ser tornar virais, e isso pode ser o caminho que a sua marca pode seguir para ter um giro maior da receita e engajamento.
Esperamos que tenha gostado desse artigo, e caso queira conhecer algumas formas de criar interação em seu evento, confira aqui. E não esqueça de nós seguir no Instagram e no Facebook.