Por que o Marketing de Nostalgia funciona?

Todos sentem nostalgia em relação a algo. Qualquer coisa poder ser um gatilho, desde jogos que já jogamos até o cheiro de uma comida ou de um perfume que lembre uma pessoa importante. O princípio do Marketing de Nostalgia vem dessa ideia: afinal, como transformar um sentimento tão positivo em argumento de venda?

Essa estratégia de marketing está ligada a emoções dos consumidores. Portanto, assim como as outras estratégias que utilizam essa base, o sucesso está diretamente ligado à capacidade de gerar sentimentos reais. Explorar as memórias é uma tática poderosa, mas depende de uma boa execução.

Principalmente se o seu público-alvo for os millenials, pessoas que nasceram entre 1980 e 1994, porque esse grupo é mais suscetível às táticas que apelam para a nostalgia. A principal explicação para isso é que esse grupo viveu a “geração de ouro” da cultura pop. Você certamente já ouviu alguém dizer algo como “no meu tempo era melhor”, mas para os millenials, quando o assunto é entretenimento, é essa a sensação.

Como aplicar o Marketing de Nostalgia

Hoje em dia, o digital é uma realidade. Uma consequência disso é que ele acaba sendo impessoal, criando um sentimento de carência nas pessoas. Construir conexões através da nostalgia é uma maneira fácil para marcas que desejam engajar grupos e falar com muita gente.

O Marketing de Nostalgia é capaz de criar um laço emocional com a marca, e isso por si só é uma ferramenta poderosíssima. Afinal, facilita na hora de fidelizar clientes, seja online ou off-line.

O primeiro passo, portanto, é identificar quais temas do passado têm conexão direta com a mensagem que a marca deseja passar. Depois, como relembrar esses assuntos de uma forma que faça sentido para quem foi impactado anteriormente por isso.

A força do combo nostalgia + experiência

A nostalgia é uma excelente maneira das marcas aproveitarem o interesse e a emoção dos consumidores, mas não é a única. Outro caminho poderoso para gerar impacto em clientes é o Marketing de Experiência, e é por isso que a combinação entre as práticas é tão poderosa.

Ações ideais são as que usam a nostalgia como mote para criar experiências que façam o público se engajar com a marca. Sabe aquelas coisas que todo mundo vai lembrar por um tempo ou que renderão histórias para contar?

TBT, um exemplo de Marketing de Nostalgia

Um dos maiores exemplos de que o Marketing de Nostalgia funciona tão bem é a hashtag #ThrowBackThursday, o famoso #TBT, em redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter. Os usuários compartilham fotos e vídeos do passado e essas postagens conseguem um alcance incrível de curtidas e compartilhamentos, mostrando a eficiência que é o Marketing de Nostalgia.

Através do Marketing de Nostalgia, as marcas conseguem estabelecer campanhas que podem ser tornar virais, e isso pode ser o caminho que a sua marca pode seguir para ter um giro maior da receita e engajamento.

Esperamos que tenha gostado desse artigo, e caso queira conhecer algumas formas de criar interação em seu evento, confira aqui. E não esqueça de nós seguir no Instagram e no Facebook.

Compartilhe nas redes sociais

Artigos de destaque

A corrupção é um problema global que mina o desenvolvimento sustentável e perpetua desigualdades. Para chamar a atenção dos líderes do G20 …

Atualmente, o setor de eventos cresce 14% ao ano. Neste sentido, a presença de megaeventos nas cidades brasileiras alcançou níveis inéditos, sendo …

Promover um evento ao ar livre é uma excelente maneira de agraciar o seu público. Isso porque espaços amplos e abertos, propiciam …

O Futebol é uma verdadeira paixão nacional. Hoje, 68% da população brasileira afirma que acompanha o esporte fielmente. Embora os jogos de …

Leia também nossos artigos sobre tecnologias para eventos

Top 10 ativações para eventos

Produto adicionado ao orçamento

Produtos selecionados

Para orçamento

Não encontrou nenhum produto que se encaixa no seu evento?

Produtos selecionados

Para orçamento

Nenhum produto adicionado ao orçamento