Conquistar a Geração Z não é uma tarefa fácil. Afinal, eles acompanharam a revolução da tecnologia e estão cada vez menos surpresos com os avanços do mercado de marketing. Uma solução para aproximar marcas desse público é o marketing experimental.
Mas você sabe o que é marketing experimental?
O marketing experimental e a Geração Z
A Geração Z está bastante interessada em criar memórias e experiências em oposição às coisas materiais. Para eles, é importante que se tenha uma experiência que possa ser compartilhada com seus pares.
Eles são o principal público para eventos como festivais de música, exposições de arte, concertos, eventos de esportes eletrônicos, por exemplo. Também são conhecidos por sempre estarem online e compartilharem seus momentos em redes sociais como o Facebook e o Instagram.
Mas por que o Marketing Experimental funciona tanto com estes consumidores? Em primeiro lugar, porque essa estratégia permite que o público se envolva com os produtos e/ou serviços e possa desenvolver uma conexão com a marca.
Como funciona o marketing experimental
O marketing experimental cria vivências sensoriais e mais físicas, o que acaba gerando memórias. Por ser tratar de uma estratégia que ativa os cincos sentidos, consegue aplicar mais a chance de interação direta com marcas antes desses consumidores tomarem uma decisão definitiva.
Isso faz com que a Geração Z sinta mais independência, portanto. Eles não se sentem pressionados pelas marcas e podem iniciar papos sobre compras ou valores
Além disso, o marketing experimental faz com que as marcas se diferenciem. Marcas que inovam chamam mais atenção e têm mais facilidade de se conectar com os jovens.
Experiências geram mais interações
Marcas mais jovens conversam melhor com o público jovem, mas essa não é a única razão para o marketing experimental funcionar tão bem com a Geração Z. Outro aspecto que conta é que ações com esse perfil tendem a gerar mais interações. Isso vale para o mundo real ou mesmo para as redes sociais.
Esperamos que tenha gostado desse artigo, e caso queira conhecer algumas formas de criar interação em seu evento, confira aqui. E não esqueça de nos seguir no Instagram e no Facebook.