Pesquisar
Close this search box.

Tecnologia e Inovação em aberturas de eventos

Chamar atenção do público é sempre um desafio na abertura de eventos. Afinal, o que é possível fazer para que todas as pessoas interajam com a proposta e entrem logo no clima proposto?

Hoje, portanto, a Mídias Inovadoras vai falar sobre abertura de eventos. Então, que tal saber um pouco mais sobre tecnologia e inovação como formas de chamar atenção do público?

Por que a abertura importa em eventos

Cada vez mais, a abertura de um evento é peça-chave para a estrutura criativa.

Convenções de vendas, lançamentos de produtos e grandes eventos abusam da tecnologia para criar shows. Portanto, para inovar sempre, marcas, produtos, e, é claro, as agências necessitam estar sempre um passo à frente.

O leque para isso é infinito. Desde shows sofisticados, com o uso de robôs, AR, VR, MR e holografias, ou até ideias que possam levar o público a cenas marcantes.

Inovação disruptiva em eventos

Aliás, já ouviu falar em Inovação Disruptiva? Termo criado por Clayton Christensen, professor de Harvard, significa atribuir a um produto, serviço ou processo um significado diferente das propostas originais.

A agência A Cuca usou da inovação disruptiva, por exemplo. Para isso, usou plástico bolha em uma ação de lançamento do produto Dorflex IcyHot. O chão do evento foi forrado com plástico bolha. Quando os convidados caminhavam, sentiam o efeito que a marca chamou de crek crek.

As inovações e a tecnologia podem aparecer em diferentes eventos, já que a ação depende de como usamos. Portanto, é possível resolver um briefing de diferentes marcas com uma mesma solução.

Então, quer saber como fugir do tradicional na hora de fazer seu evento?

Vamos falar sobre o que é possível fazer na abertura, afinal?

Led brand

Um show de luz e tecnologia com um bastão de LED capaz de desenhar luzes, imagens, logos e frases no ar. É sincronizado com uma trilha sonora.

O resultado é de grande impacto, criando uma atmosfera mágica.  Esse item une conteúdo e arte, seguindo um roteiro de imagens a partir de um tema. Um show para aquelas situações em que você precisa passar algum tipo de mensagem.

Light Dance

Há uma enorme confusão em torno dessa tecnologia. Muitos acham que é igual e a roupas de LED dos robôs, muito usados em casamentos e eventos sociais, que você mesmo pode construir visitando a Santa Efigênia.

A grande diferença é que o Light Dance usa, em vez do LED, a tecnologia de eletroluminescência ou fibra ótica, já que são totalmente programáveis.

Você já deve ter assistido a Companhia Light Balance no America’s Got Talent, em que bailarinos dançam com essas roupas e criam ilusão de ótica com uma trilha sonora. Eles aparecerem e desaparecerem no palco, criam efeitos de animação do tipo flipbook,  além de simularem um voo no palco. Um espetáculo de encher os olhos.

Performances Aéreas

Performances inspiradas em dança vertical. Portanto, são utilizados guinchos, ou até mesmo riggers de suspensão, com a mesma técnica de segurança de limpadores de fachadas de prédios. É possível criar diversas coreografias aéreas tanto indoor quanto outdoor para abertura de eventos, só que no lugar do limpador temos exímios bailarinos.

Aliás, essa modalidade de performance possui uma infinidade de criações e integração com outros elementos artísticos, como projeção mapeada, performance de palco, entre outros.

Show de Laser e Espelhos

Com bailarinos e figurinos confeccionados com lascas de espelhos, como os conhecidos estrobos, combinados com espelhos posicionados em ângulos estratégicos e lasers programados, criam efeitos visuais incríveis, replicando todos os reflexos de luzes.

Mapping dance ou dança com projeção mapeada

São conteúdos 3D e 4D, em sua maioria se apropriando de formas geométricas, pensadas e criadas para interação com dançarinos. Portanto, esse tipo de espetáculo tem se tornado cada vez mais visto no live marketing brasileiro.

Kinect Dance

Dança com captação de movimentos utilizando tecnologia de reconhecimento de gestos, como kinect. Todos os movimentos são captados e reproduzidos em projeção com efeitos de luz. Embora a tecnologia já exista, pouquíssimos shows e performances exploram essa possibilidade.

Reconhecimento de gestos em eventos

Imagine um mestre de cerimônias ou até mesmo um presidente controlando todo seu evento?  Não dá pra imaginar isso, né? Então imagine o comando de mão do famoso Jô Soares, onde ele faz um gesto e a banda para de tocar. Isso é fácil, agora imagine tudo isso automatizado!

Com os movimentos da sua mão você dá um blackout total no evento, inicia um vídeo, ativa luzes ou navega por sua apresentação, passando páginas e dando zoom. Essa ferramenta serve para isso e é totalmente automatizada com os softwares utilizados no mercado como, por exemplo, o DMX.

Vamos inovar? Se você gostou dessa coluna deixe um comentário sobre o que você gostaria de ver na próxima. Até lá.  Mande suas dúvidas para: use@midiasinovadoras.com.br

Compartilhe nas redes sociais

Artigos de destaque

Atualmente, o setor de eventos cresce 14% ao ano. Neste sentido, a presença de megaeventos nas cidades brasileiras alcançou níveis inéditos, sendo …

Promover um evento ao ar livre é uma excelente maneira de agraciar o seu público. Isso porque espaços amplos e abertos, propiciam …

O Futebol é uma verdadeira paixão nacional. Hoje, 68% da população brasileira afirma que acompanha o esporte fielmente. Embora os jogos de …

A experiência do mundo tridimensional é algo bastante comum na sociedade, mesmo que seja mista ou aumentada. Hoje, o 3D está cada …

Leia também nossos artigos sobre tecnologias para eventos

Top 10 ativações para eventos

Produto adicionado ao orçamento

Você sabia?

A Mídias Inovadoras trabalha com a cultura de parceria com seus clientes, adequando os valores de orçamentos com a relidade financeira.

Entre em contato com o nosso atendimento e marque uma reunião, iremos avaliar orçamentos realizados de outros fornecedores e iremos adequar com o seu investimento.