O sucesso de um evento depende de uma série de fatores. Uma chave para isso é a capacidade que as empresas têm de mobilizar seus colaboradores em torno daquele assunto. O conjunto de técnicas para isso é o que chamamos de endomarketing para eventos corporativos, e é sobre isso que vamos falar hoje.
Então, para começar, vamos falar sobre eventos corporativos?
São eventos promovidos por uma corporação. Seus objetivos podem ser diversos, como, por exemplo, lançar produtos.
Eventos corporativos também servem para treinar, motivar e preparar times. Além disso, oferecem espaços para aproximar profissionais. O sucesso dessas ações depende do endomarketing.
Por que investir em endomarketing
O endomarketing é a estratégia de marketing voltada para ações internas de uma empresa. Portanto, o objetivo é melhorar a imagem da marca com seus colaboradores, mexendo com o astral da equipe.
Os eventos internos criam um ambiente de trabalho mais leve e conectado. Isso cria times mais engajados e produtivos, já que todos sentem que são importantes para o trabalho. Em muitos níveis, afinal, o endomarketing também ajuda a gerir e manter talentos.
E não pense que apenas essa é a vantagem. Funcionários mais motivados tendem a expressar sentimentos no mercado e consequentemente chamar a atenção de consumidores. Isso ajuda a criar uma boa imagem para a empresa e pode até ampliar a geração de negócios.
Como funciona o endomarketing em eventos
A lógica do endomarketing é muito similar ao que acontece no marketing tradicional. A maior diferença é que o “cliente”, nesse caso, é a própria equipe da empresa.
Para que seu plano seja eficiente nesse caso, portanto, o primeiro passo é entender o evento e seus diferenciais. A partir disso, é possível criar um plano de comunicação para aquela marca e ligar essa estratégia ao perfil dos colaboradores.
O cruzamento entre perfil do evento e dos colaboradores é o que sustenta um plano de endomarketing, já que ajuda a direcionar ações e metas.
Como os eventos podem ajudar sua marca
O bom relacionamento de uma marca não deve estar apenas presente com os consumidores, investidores e parceiros. Uma boa empresa também deve ter diálogo aberto com seu time, já que isso ajuda a difundir suas mensagens.
Eventos corporativos são ideais para manter uma boa relação Empresa x Funcionário, pois com eles oferecem chances para que o time vá além das tarefas do dia a dia. As marcas conseguem mexer com emoções que muitas vezes não aparecem no escritório e até usar esse tipo de ação para criar um sentimento específico no time.
Outra ação possível para eventos corporativos é treinar o time. Então, empresas podem usar essas iniciativas para fidelizar, mexer com o astral e até mesmo aprimorar seus colaboradores.
A sua empresa costuma realizar eventos para o time? Como ela faz a comunicação disso e que tipo de ações de endomarketing ela desenvolve? Se você quiser mais dicas para pensar nisso, pode conferir aqui. Ah, e não esqueça de nos seguir no Instagram e no Facebook.